Na quinta-feira, 13 de maio, num evento organizado pelo PMDB de Passos, presidido pelo companheiro e amigo, Telmo Santiago, aconteceu o lançamento de minha pré-candidatura a deputado estadual. Foi um evento marcante, momento que contribuiu o respeito que nossos líderes locais têm na região, como é caso do próprio Telmo, do prefeito Hernani, e também do vice Cóssimo Baltazar de Freitas.
Além disso, a participação do senador Hélio Costa, dos deputados Saraiva Felipe e Odair Cunha, marcaram a capacidade de articulação e, para isso, valeu o empenho para que acontecesse o lançamento.
A hora, portanto, é de agradecimento. Fiquei muito satisfeito com a adesão de 40 cidades que aqui vieram motivadas pelo convite de que estavam participando de um ato político em defesa de uma candidatura que objetiva dar representatividade política na Assembléia Legislativa a uma região que há mais de 16 anos não faz deputado estadual.
É necessário, no entanto, acrescentar que este apoio traz responsabilidades. A candidatura não vai à frente se não tiver compromisso com os atores sociais, com as forças vivas da região, com a sociedade civil organizada e com a população que se expressa nas conversas informais e que tem o sentimento captado nas pesquisas de opinião.
Depois da quinta-feira, começo a articular junto às bases que consolidaram minha pré-candidatura, o Plano de Ação que por enquanto terá caráter interno, mas que servirá para subsidiar o debate que pretendemos travar na região.
Um ponto que considero fundamental e que pretendo trabalhar com garra para pôr fim, é a rivalidade entre Passos (no contexto dessa região) com Sebastião do Paraíso.
Na verdade, precisamos potencializar as nossas vocações naturais. Nesse sentido somos mesmo co-irmãs. Enquanto a região de Passos tem na pecuária leiteira, na suinocultura, na cana de açúcar e no cultivo dos grãos o ponto forte da economia, São Sebastião do Paraíso se sustenta na cafeicultura, curtumes e fruticultura. No enfoque geral, vale dizer que a economia desta região é agropecuária. Pela região de Paraíso planta-se cana e tem-se leite, e pela região de Passos há o café no rol da produção econômica.Então, não faz sentido esta rivalidade, mas é importante buscar a unidade que fundamenta o surgimento de projetos de desenvolvimento. É isto tem que ser feito pelas lideranças de lá e de cá.
Outro trabalho que pretendo debater de forma aguda é o que trata da implantação da Universidade Pública gratuita. É uma luta histórica, que remonta à Constituinte Mineira de 1989. A concepção de uma Universidade do Estado com unidades regionais é esplendida, mas os governos até agora fugiram a este compromisso. Trabalhar para que a nossa região tenha uma universidade pública é uma tarefa que impõe e como certeza terá o destaque merecido quando chegar o momento. Já demonstrei este compromisso quando deputado federal e não me furtarei de fazê-lo de novo na hora certa, por isso, discuto intrapartidariamente.
No que diz respeito à saúde, a luta tem que ocorrer para que os municípios recebam o que prevê a Constituição Brasileira, ou seja, o investimento devido dos 12% do orçamento. Mas é preciso avançar, com a conquista de equipamentos que descentralizem o atendimento, construindo postos de saúde, unidades básicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), cada um localizado estrategicamente, dando a qualidade que a população merece.
Também não se pode deixar de enfocar a geração de empregos. Aí entra a capacidade de expandir a vocação natural para incrementar setores da economia que já mostram destaque, como a indústria de confecção, moveleira e o turismo.
Estes pontos mencionados são reflexões que faço a partir do momento em que decidi colocar meu nome à disposição do partido, como candidato a deputado estadual, e que na quinta-feira foram recobrados de mais ânimo e que me faz, no momento de dizer a todos o meu muito obrigado, repensá-los para que possamos juntos trabalhar um projeto que construa o desenvolvimento regional. É este o propósito. Será esta a nossa missão.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário