quarta-feira, 17 de março de 2010

Depende de nós

Amigos, pretendo a partir de agora usar a internet para efeito de comunicação. Ela que permite a interação e possibilita que nossas ideias e pontos de vista sejam debatidos, confrontados, analisados e ampliados, através de uma rede que é virtual, mas real e instantânea. Essa é uma forma que percebemos a importância das teses que defendemos. Lanço, então, o meu blog, espaço para qual convido a todos que pensam a nossa região, incrustada entre montanhas, Serra da Canastra, banhada pelas águas do Rio Grande, para participarem da elaboração de temas e de propostas que melhorem de forma significativa a qualidade de vida de nosso povo.

Se por um lado, o Sul de Minas Gerais (inclusive o Sudoeste) é uma região rica, ainda assim, carece de muita coisa que depende de nossa intervenção como cidadão para que vire realidade.

Cito, para exemplificar, a BR-146, uma das poucas rodovias federais que não é complementada e tem sua obra inconclusa exatamente pela falta ressonância dos municípios - representados pela Ameg e Câmaras de Vereadores - junto aos deputados, que têm por obrigação trabalhar em prol deste problema. Se todos estivessem engajados, fariam a coisa acontecer.

A força política em Brasília, que eventualmente vira as costas para interesses que seriam comuns ao nosso contexto regional, incluindo o sul e o sudoeste de Minas, faz isso porque no lugar de ser pressionada, é bajulada.

As lideranças se comprometem com pouco e deixam escapar o essencial.

A BR-146 encurta distâncias entre nós, facilita o acesso de paulistas a esta região serrana, de espetacular beleza. Permite a exploração sustentável do turismo e alavanca a chamada indústria branca.

Será que os que hoje estão exercendo mandato não enxergam isso?

Claro que sim. E não me venha com a desculpa de que não podem fazer porque não são da base de sustentação do governo federal. Pura balela. As obras, com recurso federal, acontecem bem debaixo do nariz da cidade de suas origens.

O que ocorre é que querem alimentar uma rivalidade tola entre as duas maiores cidades da região, quando deveríamos pensar em gente, e menos em território, porque tanto em uma como na outra, existem pessoas com carências básicas na educação, saúde, infra-estrutura, lazer e cultura.

Bem que podíamos cuidar de elaborar Arranjos Locais de Desenvolvimento (ALD), como preconiza o SEBRAE, no lugar de envidar esforços para manter uma “briga” de rivalidade que apenas nos distancia de um futuro que merecemos ter de prosperidade e força política, já que nós mesmos cuidamos de esfacelar esta força.

6 comentários:

  1. Pode contar comigo, agradeço pelo blog e pela sua atenção,vamos caminhar juntos para alavancar nossa cidade e nossa região .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo estímulo....Vamos continuar debatendo temas e proponodo uma discussão salutar para o desenvolvimento de nossa região

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre, em primeiro lugar gostaríamos de parabenizá-lo pelo Blog o que demonstra que além de tudo você é uma pessoa ligada à modernidade. Em segundo lugar desejamos sucesso nessa nova empreitada pois, se os políticos passenses ao invés de pensarem somente em sua satisfação própria ou de qualquer Partido que seja, pensassem mais no bem comum, nós teremos sim uma cidade e uma região bem melhor para se viver. O problema é a falta de união que, além de dissiminar os votos e como você bem disse: esfaceler nossas forças, visa tão somente a satisfação desse ou daquele Partido ou candidato, esquecendo realmente da população que já está cansada de tanta promessa.
    Com o título da sua primeira postagem, é impossível não lembrar daquela canção:
    Depende de nós
    Quem já foi ou ainda é criança
    Que acredita ou tem esperança
    Quem faz tudo para um mundo melhor
    (Depende de nós – Ivan Lins)
    São iniciativas como a sua (que faz tudo para um mundo melhor) que nos dá a esperança de que um dia nossa região e principalmente nossa cidade possa ter o governo e a representação que merece e poder sim ter “um mundo melhor”.
    Fique com Deus e Sucesso!!
    Ildo Amélio e Família.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço ao apoio de todos vocês e vamos cada vez mais trazer assuntos interessantes para o nosso debate!
    E conto sempre com a participação de vocês..

    ResponderExcluir
  5. Olá deputado..concordo com seus comentários..Vc fala com propriedade pq sempre esteva atento aos problemas do nosso pais como tb de nossa cidade. Trabalhando sempre centrado nestas necessidades vc é um exemplo de participação social. Parabéns! nos encontramos lah na câmara na capital do estado!bjo

    ResponderExcluir
  6. Alexandre vc é um orgulho pra nossa cidade. Politico com "brio! e todos os predicados para representar bem nosso povo. Jovem idealista, tem buscado através de suas ações sociais e comprovado que com trabalho honesto se consegue o crescimento contínuo e arrojado. Parabéns por topar esta empreitada em nome do seu povo. Nós queremos e vc vai estar lá..um abço

    ResponderExcluir